sábado, 22 de maio de 2010

Cachoeira

Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea...

Calma, eu nao sou ativista do wwfbrasil ou do greenpeace. Acho lindo o trabalho deles. Admiro mesmo. So nao acho muito legal esse negocio de levantar uma placa toda em ingles atrapalhando o transito da ponte Rio-Niteroi. Po se vai protestar, protesta respeitando o portugues, mermao. Enfim. Como voce leu ai na estatistica a agua que se tem pra gastar eh bem pouca. E se a gente parar pra pensar no quanto gastamos em casa, obras e empresas, eh coisa pra caramba. Ou seja, ainda sendo uma pequena porcetagem disponivel para uso, eh muita agua. Longe de mim querer dar liçao de moral. Cada um sabe o que faz. Eu so quero contar como foi a experiencia da semana passada...

Sexta-feira dia 14 estava chegando em casa, quando o sindico me disse logo na entrada:
"Ingrid, a CEDAE cortou a agua do predio, amanha vai ter uma reuniao e..." E nada mais ouvi. "A CEDAE CORTOU A AGUA..." (ironia, destino?). O condominio tem 18 apartamentos sendo que so 12 pagam (e eu estou entre esses). Por causa de seis, todos ficaram sem agua. SEM AGUA. O sindico nao serve pra administrar o condominio?... melhor deixar essa resposta pra proxima reuniao. Tudo bem, ja faltou agua na minha casa outras vezes, mas dessa vez nao tinha previsao de volta. E foi aquele corre corre pra pegar balde e colher o que sobrou na cisterna do predio, tomar banho na casa da vovo. Nunca desejei tanto poder lavar uma louça.

Pra resolver o problema, a soluçao foram os doze. Apostolos? Nao. Os que pagam condominio. Deram tres meses adiantados.

QUINTA-FEIRA. Eu disse QUINTA-FEIRA.
Cheguei em casa a noite. Me preparava para mais um banho de baldinho com agua escassa. Dai fui ate cozinha e fiquei olhando a torneira. "Sera que voltou?". Parei e fiquei pensando. Como eh importante. Como que aquele cliche de que a agua esta acabando no planeta se fez presente pra mim. E como que a gente so se toca pra isso quando sente na pele o problema. Nao estou dizendo que a culpa foi da CEDAE ou do problema de escassez de agua potavel no planeta. Mas o fato de faltar agua e nao ter a certeza de quando fosse voltar, de abrir a torneira e se encher de esperança ao ouvir os seus soluços como se fosse jogar algumas gotas pra um simples lavar de louça me fez perceber o quao importante eh pra nos esse recurso. E isso foi so um dos outros tantos elementos da natureza que desperdissamos e nao nos damos conta.

Por fim a torneira depois de fazer aquele barulho de quem tosse encatarrado, jogou agua abundante. Meus olhos que se expremiam de angustia olhando aquele lavatorio com copos e pratos sujos, se arregalaram de alivio quando viram a cachoeira. Minha mae abriu a porta de casa no mesmo minuto. " A agua voltou no predio, Ingrid." Graças a Deus. Tomei banho me sentindo o maximo. Escovei os dentes deslumbrando o luxo.

9 comentários:

  1. Boa reflexão, Ingrid.

    O mesmo se dá com a saúde. Quando temos qualquer dorzinha é que nos damos conta de quanto éramos felizes e não sabíamos.

    Fica a lição: cuidar bem de nossos bens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois eh Elika.
    E quantas vezes a gente so aprende com a dor?
    Essa eh a grande liçao... procurar aprender pelo amor!
    bjoos

    ResponderExcluir
  3. Aprender pelo amor realmente é um jeito mais interessante de aprender, infelizmente pouco notado, às vezes, não tem jeito, tem que ser na marra, tem horas que somos extremamente teimosos, não acha?

    ResponderExcluir
  4. auhsuahsuasuhas
    eu que sei sobre teimosia neh lucas!
    mas aos pouquinhos vou tentando aprender pelo amor...
    hahahaha
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Aí eu fico fechando as torneiras daqui de casa e o pessoal fica me chamando de neurótica. Ok, nem posso negar que eu não sou neurótica, pq eu sou, mas eu tb sei como é ruim faltar água. E eu quero viver muito tempo sem estar num cenário de Mad Max!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Continua neurotica...
    pq antes neurotica de bainho tomado e dentinho escovado com agua limpinha
    hahahahah

    ResponderExcluir
  7. Ingrid!
    Muito interessante a maneira que você pensa, consegue refletir e nos passar (sim, digo no plural) de forma clara seus sentimentos, trazendo uma pitada de humor (nada difícil pra você),
    'Nunca desejei tanto poder lavar uma louça'
    (risos e mais risos).
    Genial o seu blog!
    Leidiane.

    ResponderExcluir
  8. E não olha o meu blog! foi num momento de eu quis tomar minha vida virtual! rs

    ResponderExcluir
  9. Ingridinhaa, como sempre arrasando !
    Adorei seu texto e sua reflexão sobre a importância de certas coisas que apesar de no dia-a-dia parecerem tão pequenas, são essencias para a gente.
    Não vou dizer que sou a mais consciente, mas evito gastar principalmente água. E detesto que joguem o lixo no chão, que agonia.
    Enfim, parabéns. saudades !

    ResponderExcluir

Powered By Blogger