sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Coleta

OBS: Mais uma vez relembro que meu teclado nao tem acentos e outros sinais.
"Entao porque vc nao compra outro?" voce se pergunta.
A resposta eh: Eu tambem nao sei. Enfim, essa nota eh so para melhores entendimentos do texto como por exemplo esse "eh" eh o "e" com acento agudo.

E de todas as mudanças que estavam acontecendo em 2010, aquela me pareceu a mais dificil. Eu nao sou dessas que costuma se planejar muito no dia 31 de dezembro. Desisti de promessas. Gosto de ver coisas acontecendo, entao prefiro nao me iludir dizendo que vou fazer tal coisa e chegar na hora, cade? Sou mais a favor do auto-conhecimento e procurar me entender, ai sim ver ate onde eu posso chegar. Com calma, de forma feliz. Entre trabalhar, estudar, mudar alimentaçao, entre outros, eu resolvi catar os dejetos dos meus caes quando os levo a rua. Tirar o coco, mesmo. Afinal, ja que eu ainda nao posso mudar as mudanças climaticas do planeta, nem dar jeito na grande quantidade de lixo produzida no mundo, pelo menos eu posso limpar a calçada por onde eu piso, neh? Eh so levar umas sacolas plasticas e recolher. Tranquilo...

Ai começou. Todo dia eu esquecia as sacolinhas plasticas. Esquecia mesmo, consciencia? Nao sei. So sei que chegava la embaixo e "putz, esqueci as sacolas. Ah num vo subir tres andares pra pegar nao. Deixa, deixa. Amanha eu começo a fazer isso." E assim ia. Semanas e semanas. Ate que por fim, num desses discursos de conscientizaçao ecologica que se ve em propagandas ("Meio ambiente, a gente ve por aqui" plim plim)em que se tem minutos de reflexao do tipo "poxa eh verdade, o meio ambiente esta sendo degradado e eu nao faço nada, precisamos mudar isso, preciso fazer minha parte e coisa e tal..." Antes que eu me distraisse com a proxima propaganda, eu lembrei do meu projeto: A coleta do coco dos cachorros.

Naquela noite eu estava realmente me preparando psicologicamente para aquilo:

Eu:Cara, que nojo que vai ser isso. Qual o problema, eh so um cocozinho, a calçada ja eh toda suja mesmo...

Consciencia: E voce vai sujar ainda mais!

Eu: Mas isso nao vai mudar nada...

Consciencia: Mas ja eh o começo pra se fazer alguma coisa...

Eu: po, mo pagaçao de mico fica pegando coco na rua...

Consciencia: Mico eh sujar a rua e sair finjindo que nada aconteceu...

Eu: Ta bom ta bom.

"Ingrid, vai levar os cachorros." disse minha mae. Me olhou rapido quando eu estava na porta ja com os cachorros com as coleiras. Depois olhou de novo, fixamente dessa vez, como quem quisesse acreditar no que estava vendo. " Que monte de sacola plastica sao essas ai?" "Vo recolher o coco dos cachorros, mae." Ela fez um olhar com uma cara do tipo "tudo bem, maluco a gente nao contradiz" mas eu senti um risinho no canto de sua boca. O que me deu vontade de rir tambem. E la fui eu.

Desci as escadas do predio com os dois cachorros, uma coleira em cada mao, a chave no bolso de tras e varias sacolas nos bolsos da frente parecendo que eu tinha um baita de um culote. Chegando na rua foi xixi daqui, xixi dali. Ate que o Dumbo resolveu estreiar essa novidade. Eu sei, tinha que ser ele, o cachorro que me ama(vide o post de agosto de 2009).

Tava la. O dejeto olhando pra mim e eu olhando o dejeto. A juju e o dumbo faziam força na coleira para irem ao proximo poste. E eu ali segurando eles firmes, olhando fixamente e pensando o que eu deveria fazer. Dai eu segurei as duas coleiras com uma mao so, quase caindo no chao. Coloquei a outra no bolso e tirei uma sacola. Olhei pra todos os lados "sera que tem alguem olhando?". Enfiei minha mao dentro da sacola e a fiz de luva. Abaixei me aproximando ainda mais daquilo. Coloquei a mao, agora coberta por um plastico, mas nao imune a temperatura quente da bosta. Tirei a mao fazendo com o que virasse um trouxinha, por fim amarrei o saco. Vitoria? Claro que nao, aquele foi so o começo.

Agora eu tava mais tranquila, vi que nao era um bicho de sete cabeças. Foi um pouquinho complicado, andar com dois caes, chave, sacolas e cocos ao mesmo tempo, mas quando cheguei em casa estava com as maos suja e consciencia limpa.
Sensaçao de dever cumprido.
Dia desses eu tinha inventado novas maneiras para facilitar a tarefa da coleta. Fui toda animada mostrar pra minha mae: "Aqui mae, olha o que eu inventei, muito melhor pra catar os cocos, neh..."

Ela me olhou e nao aguentou. Deu uma gargalhada. E eu nao aguentei. Dei outra maior ainda. Apesar de trabalhoso eh sempre divertido tentar ideias novas aparentemente loucas. Ainda mais quando essas ideias sao para melhorar.


Pode parecer uma historia boba ou idiota. Mas pra mim, amigos, foi uma dificuldade vencida. Por que se nao se consegue mudar nos minimissimos detalhes, como mudar um todo maior?

8 comentários:

  1. AAh, parabéns! Não é fácil mesmo tentar catar cocô de cachorro e bem... ele estar quente e macio, é no mínimo esquisito. Seria muito bom se todos os donos fizessem isso, poderíamos ter bem menos acidentes desagradáveis que com certeza todos já passamos (e justamente com aquele tênis que adoramos). Enfim, é um pequeno passo mas não por isso menos importante, também acho que não é possível se preocupar com coisas mais sérias se não conseguimos ao menos manter nossas calçadas limpas! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Ah amiga, que lindo!! Daqui a pouco vai estar ensinando a outras pessoas a fazer isso também. rsrs

    Mas ó! Acho que uma pazinha deve ajudar nessa tarefa né?! leva um saco pra ela pra poder voltar sem encostar a parte suja em vc.. depois joga embaixo da água que limpa tudo!!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Por isso que eu não tenho cachorro ...
    Até parece, meu sonho é ter um! rs
    Sua iniciativa é bem legal, se todo mundo fizesse isso, não seríamos surpreendidos por aquela sensação desagradáve de pisar no cocô, que é nojento ¬¬.
    Pequenas atitudes que fazem toda a diferença !

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=tOCGnn2WFfM

    ResponderExcluir
  6. Pois eh lucas (o nao pensante), tem coisas que sao detalhes, mas que fazem diferença. Como por exemplo chegar em um local em que todo mundo te olhe estranho, dai vc olha debaixo do seu pe e percebe q foi esse detalhe que te fez passar um constrangimento.

    Suzi, amiga! A cada dia eu tento uma estrategia nova... quando eu encontrar a melhor soluçao ( vai la saber se esse dia vai chegar) eu faço um livro hahahahahaha...

    Paulinha! O dia em que meu cao tiver um filhote eu te dou pra vc se aventurar nesse mundo canino irracional. Ou seria humano irracional? ou os dois?

    Tolerante, otimo video. Deve ser isso mesmo que os caes fazem com a gente.

    obrigada a todos pelos comentarios.
    bjos
    Ingrid.

    ResponderExcluir
  7. Se eu a visse catando cocô iria aplaudir. Fico pra morrer com esses que levam o cachorro para fazer cocô e não catam. Outro dia, euzinha, catei o cocô do cachorro e segui o infeliz até em casa. Deixei bem na porta dele, no apartamento mesmo!

    O certo é isso aê! Catar cocô. Não é feio e muito menos mico.

    Parabéns pela atitude!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. kkkkkk morri de rir com o comentário da Elika... isso é que é protestar..
    mas vem cá, vc viu a reação do dono do cocô???

    ResponderExcluir

Powered By Blogger