domingo, 13 de junho de 2010

A bexiga e o Tom.




O que acontece se enchermos de ar um bexiga de latex? (Dessas que colocam nos aniversarios)



Eh bem verdade que eu queria um livro com o titulo "como ser debochado sem magoar as pessoas". Porque, sinceramente, me parece um prazer enorme esse do deboche. Pode ser gordo, magro, rico, pobre, bonito ou feio, se tiver o poder de manipular a ironia, parece ter o mundo nas maos.
A felicidade de proferir aquelas palavras. Nao, nao sao as palavras. Eh o tom.
(Nao esse tom.)

O tom que se fala. Risos podem ser provocados nos que observam. Nunca na vitima (no maximo forçado, vai). Essa fica sem reaçao. Ou responde com o mesmo tom. Pode ate se sentir mal, mas nao deve demonstrar. Se nao, perde a razao e vira motivo de mais ironia. Ja viu um debochado em açao? Eu ja. Parece o dono da veradade.

A gente nem precisa mudar a expressao. Nem um musculo. Eh aquele tom. O tal do tom, que muda tudo. Um vicio. Tanto que quase tudo vira motivo de piada. Nao piada, piada. Piada debochada, logico. Se tiver intimidade, ai que danou-se. O problema eh se desfazer disso. Ate quando nao se quer ser ironico, voce acaba sendo.
"nunca sei quando voce esta falando serio." Ja ouviu essa frase?
Ate certo ponto isso eh bom. Mas essa forma de defesa nem sempre eh a melhor. Nao eh o melhor quando vira forma de defesa.
A ironia, por vezes, vira espada que fere ou destroi qualquer semente de esperança ou amor ( ou esperança de amor) no coraçao de suas coitadas.

No fundo, os debochados demais sao todos uns frageis. Que formam essa barreira de pedra pra que ninguem zombe deles. O que mais se ofende diante de um bom deboche eh o proprio debochado. Quando ele eh o alvo. Claro que uma brincadeira aqui outra ali nao faz mal. Eh brincando de ironia que a gente diz a verdade. Infla o ego e tudo.

Encher demais uma bexiga com ar, faz com que ela fique enorme e seja a mais bonita da festa. Mas fica vulneravel a qualquer alfine.

Portanto, se nos inflamos por tras de tanta ironia eh por que no fundo somos que nem essa bexiga vaidosa. Suscetiveis a qualque alfinete. Ai sofre o sujeito. Ser humilde eh dificil, neh? Nao, nao to debochando nao. Juro. Eh serio, po.

Claro que esse texto nao generaliza. Nem eh contra o deboche. Afinal, que seria da humanidade sem essa figura de linguagem? Usada pra dizer a verdade sem dizer exatamente. As vezes nem precisa falar. Eh so olhar e pronto. Debochou.

Ainda bem que eu nao sou assim...

3 comentários:

  1. Eu, particularmente, odeio essas atitudes aí... Não que eu não o faça, às vezes, na intimidade, nós brincamos mesmo com os amigos, pode ser de deboche, mas o que eu prezo é pela natureza do deboche. É diferente vc dizer uma coisa meio brincando pra um amigo que te conhece bem do que ser debochado de fato para com tudo e todos.
    Ter a qualidade de "eu nunca sei qdo vc está falando sério" é ruim, muito ruim. Saca a história do timbolão?? (pra quem não conhece, é uma historia de um menino que estava sempre mentindo, um dia falou a verdade, uma coisa muito séria e ninguém acreditou) Pois então, é o mesmo com o deboche. Eu admito que debocho às vezes, mas não na maioria delas, isso me faz ser respeitada até no meu próprio deboche. (se e somente se, <=>, eu estiver entre amigos).
    ps.: amigos são aquelas pessoinhas que eu comentei que me conhecem bem e conhecer bem nÃo é somente ver todo dia não. ah.. pensem aí...
    ps2.: acho que eu praticamente fiz uma postagem aqui né?! fazer o que, esse asunto cala fundo aqu dentro... rs
    Bjos! Amo vc!

    ResponderExcluir
  2. desculpa, vou mudar de assunto, mas você sabia que tiraram um dos postes do portal, aquele da esquina da professor gabizo? uóóm nunca mais...

    ResponderExcluir
  3. Muito bem expressado Ingrid! Eu conheço bastante gente debochada bem do jeito que você descreveu, quando o deboche é com eles logo ficam sentimentais ou ofendidos ou debocham com mais vontade... Coitadas dessas pobres almas, deviam seguir meu exemplo, afinal eu nunca debocho de nada ou de ninguém, ironia é uma figura de linguagem em completo desuso para mim.
    Aguardo o próximo post! ;)

    ResponderExcluir

Powered By Blogger