sábado, 2 de maio de 2009

Desabafo

Incrível como a cada dia me surpreendo com as coisas da vida. Acontecimentos no meu mundinho como acontecimentos mostrados em jornais internacionais me deixam muito reflexiva. Eu não tenho o poder das palavras. São como um córrego na minha cabeça. Passam correndo e quando vejo já me perdi na idéia. “ O que eu ia dizer mesmo?” frase típica e corriqueira pra mim, mas isso não me impede de ter uma opinião. Um tanto confusa por muitas vezes, mas não no caso que aqui vou retratar. Peço desculpas primeiramente. Desculpas por não redigir um texto tão mirabolante com uma visão crítica, política e analítica da coisa. É apenas a minha opinião. Simples, como as minhas palavras, mas que tem um valor pra mim e que eu preciso colocar pra fora.
Bem, comecemos pelos fatos. Pra quem está atento aos jornais já devem saber da explosão que aconteceu próximo ao colégio CEFET que fica em frente à estação do metrô Maria da Graça. Houveram quinze feridos e cinco em estado grave. Dentre esses cinco, uma amiga minha de longa data está incluída. Eles foram levados a hospitais públicos, que por incrível que pareça, são bem equipados para casos de queimaduras. Digo por incrível que pareça com certa tristeza. Pra onde vai o dinheiro dos impostos que pagamos? Não deveria a saúde ser uma prioridade? Os noticiários tem mostrado algo tão precário nesses hospitais, que é difícil ficar tranqüilo quando se sabe que alguém que você gosta muito está num lugar desses.
No feriado da sexta feira, fomos eu e minha mãe fazer uma visita. Nossas famílias também são muito amigas, nossa preocupação era tão frenética quanto a deles. Enfim veio o absurdo. Absurdo sim. Uma falta de respeito eu diria. Minha amiga estava no quarto sem supervisão alguma. Um doente de camisola chegou até ela e disse meia dúzia de incoerências, devia estar sob o efeito de remédios, mas isso não o impediu de roubar a comida que estava no colo dela. A menina chamou por alguém por várias horas e ninguém veio socorrê-la. Sua mãe descobriu ainda que ao seu lado, no mesmo quarto, estavam dois bandidos algemados.
Felizmente até o fim do dia, eles, os pais, conseguiram transferi-la para um hospital particular bem equipado e com segurança também. Isso deixou, não só a eles mas a nós aqui de casa também, um alívio indescritível. Agora ela está bem. Entretanto eu ainda fiquei pensando em toda essa situação. E as pessoas que não podem ir para uma instituição particular? Será que estas tem o direito de não ficar a mercê de um louco que rouba a comida dos pacientes e de enfermeiras que não dão a mínima? Uma vez li no jornal que um político desses qualquer passou a se preocupar com as calçadas quebradas depois que sua mulher quebrou o salto andando por uma delas. Será necessário que a família dos responsáveis pela saúde passem por uma situação parecida com a de minha amiga para começarem a se preocupar e fazer algo para mudar a situação dos hospitais e da saúde pública?
As vezes acho que vivemos em um mundo de faz de conta. Faz de conta que temos educação, mas criam cotas pra que consigam entrar na faculdade. Faz de conta que temos saúde, mas instituições particulares não param de ganhar dinheiro. Faz de conta que somos democráticos e que acreditamos num futuro melhor, mas boa parte da população mal lembra em quem votou na eleição passada. Tudo é um conjunto de mudanças que precisam ser feitas dos dois lados. O governo precisa fazer algo pra que essas situações precárias mudem, mas nós podemos protestar e cobrar. Basta não fechar os olhos diante delas, basta esquecer o faz de conta e partir para o faz de verdade, porque no faz de conta e conto de fadas ninguém paga impostos tão altos quanto pagamos.

4 comentários:

  1. Best, não sabia que vc conhecia... Energias posistivas pra ela primeiramente e pra todas as vítimas.

    Vc falou em protestar... Isso é um grande primeiro passo;inclusive a parte do passo grande de vir até aqui e por tudo isso a limpo em um lugar (como a internet), onde todos (quase todos?) podem (deveriam) trocar argumentos como os seus.

    Realmente é uma vergonha a saúde estar do jeito que está; devemos procurar nos lembrar dos nomes de nossos escolhidos e cobrar sempre.

    ResponderExcluir
  2. Ah!! Isso que é um argumento hein... Botou meus textos reflexivos e incoerentes no chinelo!!

    Opinião confusa? Vc é pessoa mais incisiva que eu conheço ao emitir sua opinião (falei bonito auhauahuahua)!

    Não vi confusão nenhuma...

    ResponderExcluir
  3. Oie abiiguinhaa ! hahaha
    A DO REI o textoo ! A sua visata hoje aqui tambéem !! ^^
    Sobre miim ainda ! Que lindo ! haha ..
    Pô , tenho fé que esse Brasil vai melhorar , não sei se verei isso acontecer nesta vida nem quanto tempo vai levar , mas sei que irá acontecer !
    Ainda não voto , mas acho muito importante estudar as propostas dos candidatos e seus passados políticos! Pretendo faze - los quando votar . ;)

    Beiijos ! Amo você priminha do coração !

    ResponderExcluir
  4. Fala sério, Ingrid!

    Vai defender bem uma opinião assim lá na China! As palávras são como córregos??? Imagino se fosse diferente então...

    Parabéns mais uma vez. Pela sensibilidade, pela opnião e pelo talento.

    Grande beijo

    Elika

    ResponderExcluir

Powered By Blogger