quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Será que é tudo isso em vão?


Venho navegando num mar de duvidas. Mas qual o pesquisador que não tem conflitos? Que não se sente acuado quando se vê mergulhado em dialéticas da sensacional massa cinzenta? O problema são as respostas que não vem. E eu preciso. Esse é o problema. Eu sempre quero ter a resposta pra tudo. Quase sempre as pessoas que querem respostas pra tudo acabam inventando respostas de improviso e acreditando nelas. Deixam de lado uma grande oportunidade de aprender sobre aquilo que não foi raciocinado. Ai o dono da verdade acaba não sabendo de verdade nenhuma. Todo mundo se acha dono da razão. Todos são donos da razão agora! Mas se a razão é uma só e todo mundo conhece por que tanta discussão? Fácil. Todo mundo só quer saber da própria razão esquecendo que existem outras que querem ser ouvidas. (Acertei nessa pergunta?)
A verdadeira razão, aquela que pra ser posta em pratica precisamos abrir mão da nossa, aquela que acaba com conveniências, aquela que derrubaria muitos do poder, que feri sem piedade o orgulho e o preconceito, essa que é abafada por nossos vícios, incomoda. LI-TROS. Litros de incomodo. E por mais que se tente fugir dela, alguma força genial maior do que imaginamos colocou-a dentro de nós, daí passou a se chamar consciência.
Remoer. Simplesmente o que faço. Ué por que eu não sei fazer? Por que eu não entendi isso ainda? Por que é assim? Por que é assado? É tão confortável apenas fazer perguntas. Porque movimento dá trabalho, cansa, mas é o que faz crescer. Então preferimos nos perder entre monstros da nossa própria criação. (Salve Renato, que nem era russo... vai entender...)

Descobertas, algumas eu fiz. Mesmo nesse mar de indagações. Conheci muitos poetas e suas razoes. Tenho aprendido muito com eles. É, tudo poesia. É a forma que se tem de expressar sentimentos, né? E sentimentos não são raciocinados. Quer dizer, até deve existir uma razão pra existir sentimentos, mas essa está muito além da compreensão da nossa razão. E é justamente procurando resposta pra eles que a gente inventa verdade, cria barreira e alimenta orgulho. A natureza também é poeta. Ou seria poetisa? As mulheres não são mais sentimentais? Nunca tire a razão de uma mulher. Vejo seus versos nas flores da primavera, no sol dos verões, nas folhas do outono, nas chuvas do inverno. No vento que carrega as tristezas. Nos temporais que lavam a alma. O mundo é uma grande poesia. Porque por traz de uma poesia existe um sonhador que só quer descobrir os mistérios da vida, existe uma mágoa guardada no coração, existe uma alegria que quer está presente, um apaixonado que não sabe mais o que fazer, uma razão que quer ser ouvida. Por traz de uma poesia existem filósofos e loucos por atenção, existe gente que diz o que sente usando disfarce de inteligente.

O problema é confundir o sentimento com razão. Mas é o que todo mundo faz. Tem até nome pra isso: desculpa. A gente desculpa o que sente por traz de palavras bonitas, por traz de uma poesia, por traz da razão que os pseudo intelectuais falam na televisão. E aí ou vira tudo uma confusão de perguntas e uma busca constante pela verdade, ou vira uma verdade que só você acredita nela. Acontece que mentira disfarçada de verdade não cura sofrimento. Então é melhor mesmo continuar nessa busca incessante pela razão verdadeira, tentar entender as poesias e ouvir a consciência, né? Afinal tanto mistério nesse mundo não deve ser em vão, deve ter alguma razão...

“Crê nos que buscam a verdade. Duvida dos que a encontraram.”
(André gide)

4 comentários:

  1. Não,tudo isso não é em vão.
    Já que você quer respostas prá tudo,me responda:
    1- Por que as pessoas veem Big Brother já que eu o acho o pior programa(Mesmo.Pior que R R Soares)da TV ?
    2- Por que as pessoas só gostam de viajar no carnaval,onde para qualquer(Eu disse qualquer)lugar que se vá tudo está muito ruim(Cheio,desconfortável,sem vagas,serviço péssimo,funk nas alturas,muito mais mulher(e homem)feia etc,etc,etc.
    3- por que alguém que lê seu blog depois faz umas perguntas cretinas como essas(Vai que você tem até pay-per view e gasta todo seu dinheiro votando nos brothers e está nesse momento na rodoviária indo prá Muriqui passar o carnaval numa casa de 2 quartos com apenas 1 banheiro com mais 18 pessoas)?

    ResponderExcluir
  2. Ingrid,

    Suponhamos que existisse no universo um planeta no qual fosse possível nascer uma segunda vez. Ao mesmo tempo, nos lembraríamos perfeitamente da vida que tínhamos levado na Terra. Tvz existisse um planeta em que se nascesse a terceira vez, com a experiência de duas vidas já vividas. E quem sabe outro e mais outro nos remetendo a idéia do eterno retorno de Nietzche.

    Teria esse planeta (o segundo, o terceiro...o enésimo) mais sabedoria? A maturidade seria alcançada pelos homens?

    Eis a minha questão. Eu tenho uma leve impressão que não.

    Adorei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Elika,
    Eu acredito que o progresso é inevitável. E a maturidade existente hoje com certeza é em função de nossas experiencias e vivências. Não ter as respostas para as perguntas nem sempre é não ter sabedoria. Com certeza se fossemos para outros planetas para outras vidas a nossa existência na terra nos ajudaria a solucionar outros problemas. Acreditar que todo esse universo, toda essa criação não tem um propósito de progresso e que só existe vida aqui eu acho meio louco. Isso dá um baita debate, né?
    Mas olha o livro "o grande enigma" de Leon Denis eu acho bem interessante para falar sobre esse assunto...
    brigada por sempre passar por aqui
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Ah lucas
    hahahahahahahhahahaha
    nossas perguntas, na maioria das vezes, tem a ver com aquilo que nos incomoda e nos faz sofrer. Talvez o BBB agrida a muitas pessoas e a muitos cerebros, daí nos perguntamos: CÉUS, POR QUEEEE??? É o papo que as pessoas so pensam na propria razão querer ganhar dinheiro esquecendo q tem gente que NÃO quer compartilhar dessa razão...
    Carnaval idem... "hoje eu to feliz porque é carnaval" já ouviu essa frase? Eu sempre me pergunto: Será que a vida dessa gente é tão ruim assim a ponto de ficar feliz com essa festa que so dá dor de cabeça e aumenta a densidade demografica do país?
    Vai entender... Ainda bem que existem coisas mais importantes pra se preocupar. né
    hahahahahhaha
    bjoos

    ResponderExcluir

Powered By Blogger