sábado, 15 de agosto de 2009

O(s) (Ir)racionais




Pra mim ele tinha que se chamar Brown. Eu ouvi essa palavra nas aulinhas de ingles da escola, mas nem sabia o significado. Meu irmão queria que fosse Scooby." Ah, Victor, você nao tem criatividade, ein." " E você tem? O que significa Brown? Diz ai esperta." Então ficava muda com cara de choro. Mamãe dizia: Vai ser Salaminho, ponto final. Se tratava de um Dachshund, ou melhor, o cachorro salsichinha da propaganda da Cofap. O nosso primeiro cão, quer dizer, primeiro macho já que um mês antes tentamos ter uma cadelinha, mas a Bigol na primeira semana já tinha destruído metade dos nossos sapatos, o pé da minha cama e um pedaço do sofá. Foi para um outro lar. Apesar da pouca convivencia, chorei. Não tem problema, filhinha, a gente vai encontrar um outro cachorro - consolo de mãe.

Tio Dirceu ligou ao saber da história. " Ele ja está aqui em casa, sábado vocês vem pra busca-lo." E lá fomos discutindo pelo caminho o nome do novo membro da familia. A porta mal abriu e ele veio nos recepcionar. Não o tio, mas o cachorro. Era marronzinho, pequenininho e com umas orelhas enormes. Own! Que bonitinho, mamãe! - falei ja pegando no colo. Me mordeu e fugiu de mim logo de primeira. "Dumbo! Não faça isso!" Tia Janyr explicou que por causa das orelhas grandes apelidaram de Dumbo, lembra do elefantinho voador? Sentei no sofá e na inocência da minha tenra idade (6 anos) eu fiquei olhando com os olhos marejados, com ciume do cãozinho que não gostava de mim e que fazia festa a todos da casa. Meu irmão mais velho, que já gostava de implicar comigo, foi logo dizendo: Olha como ele fica feliz comigo, acho que vai me escolher como dono.

E a noite daquele sábado foi assim. Todos os adultos conversavam na sala, meu irmão brincando com alguma coisa que não lembro e eu correndo atrás da atenção do cachorrinho, que me desprezava de longe e rosnava quando eu chegava perto. Por fim, lá pra umas dez da noite, Dumbo dormiu no sofá. Aquele filhotinho mal criado e cheio de vontades conseguia ser a coisinha mais lindinha de se ver quando estava dormindo. Na ponta do pé eu cheguei perto, deitei do lado dele e segurei na sua patinha fazendo carinho, como se fosse um bicho de pelúcia. Dessa vez as gotículas nos meus olhos eram de emoção. "Acho que agora ele vai gostar de mim..." pensei. Quando o danado abriu os olhos e deu comigo, saiu correndo de novo.

Morávamos em uma casa de vila em Cascadura na época. Tinha um terraço enorme e uma piscina que não tinha sido azulejada - no verão meus joelhos viviam arranhados por causa disso. E lá Dumbo construiu seu império, demarcando cada cantinho com muito cuidado pra que ninguém esquecesse que ali habitava um cachorro. Acho que ele levou um pouco a sério o papo de elefante voador, porque da sacada do terraço onde subia para olhar a rua, ele caiu cinco vezes. Passávamos o dia na casa da vovó, só íamos pra nossa casa quando o papai ou a mamãe chegava do trabalho pra nos buscar. O filhote passava o dia todo sozinho no seu vasto espaço, e qual a nossa surpresa quando chegávamos perto da escada que dava pro terraço? Receber na cabeça uma cambuca vazia arremessada pelo cão e uma chuva de latidos. Estava morto de fome e de saudades. Não de mim, obvio. O interessante era que mesmo rosnando pra mim, me desprezando, me desmoralizando na frente das pessoas quando pedia-o para sentar e ele pulava em mim, se eu entrasse na piscina ele entrava também e me puxava para a borda como se quisesse me salvar. Se eu chorasse ele ficava sentado na minha frente com as orelhinhas levantadas ou lambia as minhas mão.



Mudamos pra um apartamento em Madureira. " Vamos ter que dar esse cachorro! Aqui eles não permitem animais." Lá vai choradeira. Abraçava Dumbo todo dia chorando e por incrível que pareça nessas vezes ele não rosnava pra mim. Foi feita uma reunião de condomínio: o cachorro fica ou não? Levando em conta que ele não incomodava tanto e que havia crianças muito mais mal educadas do que ele, sim, ele ficou! " Duuumbooo, você ficaaa!!" e respondia "HALF HALF". São muitas as histórias que passamos com esse cachorrinho, até arranjamos uma companhia pra ele: Julia, a cadelinha que pra não ser jogada na rua ficaria um tempo na nossa casa. Tempo que dura até os dias atuais. Incrível como a presença do sexo feminino muda a vida de um macho. Tibimbim, como o chama minha mãe, passou a ser mais amigável, a latir menos e até ser mais paciente na hora de ir na rua.



Em dias de verão meu quarto virava (e ainda vira) um acampamento. Economia de ar condicionado, todo mundo dorme num quarto só pra aliviar o bolso da matriarca. Desde sempre o Dumbo foi abusado. Deitava na minha cama querendo ocupar todo espaço. Naquela noite eu já estava de saco cheio. “Dumbo desce! Dumbo sai! Dumbo vai pra sua cama!”. Pela madrugada eu o expulsei de vez. Tive uma noite excelente, com a cama só pra mim. Em pleno sono da manhãzinha, aquele bem gostozinho de ter, quando o dia ainda está clareando e nada mais importa. O ar bem frio que refrescava, o edredom macio e o sussurro do silêncio. Nada pode ser melhor. Ei? O que é isso? O ar esquentou de repente? Que cheiro ruim é esse? Oh! Mas de onde vem essa umidade? Acreditem, o capeta em forma de cão fez xixi na minha cabeça.

Agora eu já estava quase completando 18 anos. Faltava menos de um mês. Sexta feira santa e mais uma rotina de levar o cão na rua. Na volta tentei tirar a coleira dele, então peguei ele no colo. Começou a rosnar pra mim. Normal. De repente só senti os seus dentes fincados bem no meu rosto. Um arrannhado no meu nariz e um furo bem pertinho do olho esquerdo.

CHEGA CHEGA CHEEGAA!!! EU NÃO QUERO MAIS ESSE CACHORRO!! DEVOLVE ELE, MÃE! MANDA ELE DE VOLTA PRO SÍTIO DO TIO DIRCEU! EU NÃO AGUENTO MAIS!!

Eu já nem olhava pra ele. Nem sabia qual sentimento eu tinha por aquele animal: se era amor, raiva, ódio. Só sei que passei mais de um mês sem precisar levar ele na rua. Talvez tenha sido um disfarce da minha mãe pra que eu não assassinasse o cachorro. Minha cara ficou igual a do ursinho Pooh: Inchada com dois olhinho pequenos que não abriam direito.



Depois desse dia eu passei a tentar esquecer todo esse pesadelo. Esquecer que tinha cachorro. Levava na rua muito maquinalmente. De uma coisa ele não pode reclamar: eu nunca interrompi na sua liberdade na rua. Late o quanto quiser, espanta os pombos e faz xixi a vontade. Há algumas semanas atrás nas habituais aventuras, a vizinha que vinha com a sua cachorrinha infernal (aquelas pinches insurpotáveis) fez questão de colocar em evidência a sua opinião não solicitada:
- Menina! Você não tem controle sobre o seu cachorro. Você precisa se impor. Seja firme menina conversa com ele. Por isso que ele late: por que você não mostra moral e bla bla bla bla bla...
Nessas horas a gente liga o aham e sai andando com pressa.
- Deixa eu ir que eu tô com pressa.
Até agora ela ainda não voltou a falar comigo direito. Mas depois que ela teve essa atitude eu até voltei a amar o meu cão. Não que ele tenha me dado um abraço e agradecido por eu ter fugido daquela vizinha, mas por me fazer refleti sobre a pergunta: quem realmente é o animal irracional nesse mundo? Alguns dias depois eu o chamei: “ Ei, garoto, vem cá... vamos na rua! Vamos passear!” e ele não veio. Apenas Julia, animada como sempre. “Dumbo, o que você tem? Por que não está subindo na cama?” Ele chorava de dor. “Mas que dor? Diga-nos, doutor Paulo, o que há com ele?” “ Seu cachorro sofre de dor na coluna. Ele já está numa fase avançada da vida. Por isso recomendo não pegar mais ele no colo, porque na hora da dor ele pode avançar”. Ah! Então é issoo!


Eu não sei se o Dumbo pensa ou se sempre agiu por instintos. Também não sei se eu é que fui irracional de não enxergar a irracionalidade dele. Entretanto, ele nunca deixou de ser o meu cachorro, que mesmo rosnando pra mim estava do meu lado. Por mais que eu o expulse e grite ele não me abandona. Agora, ele sobe as escadas devagar, tem um olhar cansado e não late mais como latia antes. Às vezes eu fico triste ao ver que o meu capetinha envelheceu, mas ao mesmo tempo feliz por tudo que já passei com ele: O animal mais racional que eu já conheci.

15 comentários:

  1. sempre que possivel , leio seu blog, voce escreve muito bem e ate emociana a gente,esta estoria de amor com seus cachorros e em especial o dumbo foi muito legal. bjos bela.

    ResponderExcluir
  2. Cadê o meu comentario que estava aqui?
    E cara, eu morro de medo do dumbo, tenho nem medo de admitir. E pelo começo do texto pensei que tivesse morrido.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ingrid,
    adorei essa história, realmente emocionante.
    Você é uma craque das palavras,
    parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ingrid,

    Parabens pelo novo texto. Estava pensando em escrever um sobre a Pati( minha yorkshire) mas acho tenho que inventar algo bonito para falar dela e fazer um texto emocionante como o seu.

    Bom, é uma delícia sempre vir aqui te ler.

    Beijocas

    LK

    ResponderExcluir
  5. Olá, não sei bem como vim parar aqui, a gente vai navegando e quando vê, pára em algum lugar que nos encantou. Foi isto, me encantei com seu texto. "Coincidência", esta semana li em um blog o texto de uma amiga dizendo deste exagero da gente humanizar os bichos de estimação. E comentei: o melhor da relação entre humanos e seus bichos é o verso desta medalha. São eles que nos humanizam finalmente. Também tenho um cachorro velhinho, também me sinto triste e "feliz por tudo que já passei com ele"Beijo meu, Veroca

    ResponderExcluir
  6. Oiiii...
    Eu sou a amiga da Veroca que disse que não devemos humanizar os cachorros. Podemos amá-los intensamente, mas nunca tentar transformá-los em gente. E a Veroca tá certa, são eles que nos humanizam :o)
    Eu costumo dizer que bicho é bicho e gente é gente, sob pena de ser mal interpretada e isso não tem nada à ver com o amor que dedico à eles, é só uma questão de saber respeitar nossas diferenças :o)
    E quando eu disse que não choro ao perder um cãozinho como em "Marley e eu", sei que muitas pessoas não entenderam, pensaram que era frieza, mas não. O último cão que perdi(sim, pq aos 42 anos e adorando animais foram vários) me deixou triste, mas não chorei e me descabelei justamente por amor, eu sei que ele já não caminhava bem, seu peito chiava e a vida já lhe era um fardo.Ele descansou e deve estar feliz e saltitante lá no céu dos cachorros!!!
    Adorei o seu texto e gostaria que mais pessoas tivessem essa compreensão...
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Ahhh

    me emocionei ao ler seu post...

    como você sabe eu perdi o meu cachorro ha um pouco mais de um ano e fiquei mto triste...

    até hoje eu ainda lembro dele e sinto saudades!
    Seja irracional ou não, é um ser que marca muito a nossa vida, se torna parte da família... que agente vai aprendendo a aceitar os defeitos e sempre tem bons momentos pra recordar!

    Amei Ingrid!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal!
    Antes de tudo, queria agradecer pelas visitas, pelos comentarios e pelos elogios! Muito obrigada mesmo gente. Vocês não sabem o quão importante isso é pra mim.
    Veroca e turmalina, é isso mesmo: Colocar os pontos de vista em evidencia, afinal, qual o nome do blog mesmo?(vide primeiro post do blog) Gostei muito do que vcs duas disseram. A Veroca viu de um jeito e a turmalina viu de outro, mas os raciocínios se completaram, pra mim.
    Mais uma vez obrigada a todos: a LK e beatrixkido, em especial, que sempre marcam presença!
    bjao, gente.
    PS: mas quem é aguas profundas?

    ResponderExcluir
  9. Tenho um presentinho para amigos e seguidores no Blog: PRA VOCÊ COM CARINHO.

    Beijo.

    Jacque

    ResponderExcluir
  10. Passando rapidinho pra te dizer que deixei pra ti um selinho na minha colcha. Saudades de te ler. Beijos meus

    ResponderExcluir
  11. Oi Ingrid

    A pedido do Marcelo Caetano vou publicar a história de seu cacchorro no meu site www.tirodeletra.com.br Ele vai integrar a Antologia de Contos Caninos. Mas não estou publicando porque ele pediu. Se eu tivesse visto antes, publicaria de qualquer modo, pois está muito boa, bem escrita. Se tiver mais algo para publicar, não se acanhe, pode mandar.

    Grato
    Brito

    ResponderExcluir
  12. Nossa Ingrid, você é realmente muito talentosa! Mal posso esperar pelo que você escreverá em seguida!
    É sempre bom ler textos assim emocionantes.
    Vou voltar a ler mais freqüentemente seu blog.
    Se tiver tempo olhe o meu, infelizmente não possuo nem metade da sua capacidade narrativa, nem de emocionar pessoas, mas quem sabe não arranco alguns sorrisos.

    Enfim, parabéns continue com o excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  13. tem dois anos e meio que você escreveu esse texto e eu o encontrei por acaso, estava pesquisando sobre psicologia canina e vim parar aqui, semana passada achei na rua uma cadelinha linda da raça rottweiler e sinceramente esta me dando muita dor de cabeça, ela é muito dominadora e sempre me encara mais não dou mole para ela, acho que minha cadelinha tem o mesmo espirito do seu e realmente são bastantes inteligentes, mas são incrivelmente bobos.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger