sábado, 23 de maio de 2009
Exatamente humano e humanamente exato
Físicos se dizem fazer parte de uma ciência exata. Pelo menos nas provas específicas consideradas exatas a física está presente. Eles falam de superfícies sem atrito, velocidade média constante, sem resistência do ar. Um verdadeiro conto de fadas. Os químicos fazem muitos experimentos. Muitas substâncias. Muitos átomos. Até calculam quantos deles podem existir numa quantidade de certo líquido. Algum químico já viu um átomo? E matemática? F de x é igual a zero. Que F de x é esse? Tem um conteúdo chamado limite, mas os cálculos são feitos com x tendendo ao infinito.
História, Geografia. Você nunca pode afirmar nada. Tudo é relativo. Depende do referencial. Ué, agora virou física? Talvez biologia. Mas tem suas exceções. Exceção exceção espécie espécie. Melhor voltar pra matemática, que tudo é exato. Raíz de quatro não é dois. É mais ou menos dois. Putz! Que tal química? Qual a ordem de grandeza do número de mols presente na substância após passar pelo aumento de temperatura? Ordem de grandeza é igual a: deve ser bastante coisa. As questões da UERJ são interdisciplinares. QUÊ??
Ah! Vestibulana em crise. É sou mesmo. Simulados simulados. A gente fica até pensando mais na vida, no futuro e principalmente: Eu vou passar? Não assim. Porque agora tem o cursinho. Tem a forma culta de se expressar. Oh! (interjeição) senhor, que foi usado como pretexto para a igreja católica enganar seus fiés por tantos anos até que ocorresse a reforma protestante, conseguirei eu passar pelas etapas de provas que avaliarão meus conhecimentos? Livrai-me da Estácio e da Univercidade. Amém. Lei de Murphy nem pensar. É incrível que até as piadinhas mudam. Sabe o que a vaca foi fazer no espaço? Procurar o vácuo. Se a teoria de Lamarck (uso e desuso) desse certo, você não tinha mais cérebro. Vestibular. Do latim vestibularium (vesti = você não vai se divertir; bularium = estudar sexta, sábado e domingo).
Ainda há o efeito baleia branca. Nada de praia: ficar branca. Ansiedade: comer, ficar gorda.
Mas tem que ser forte. (Não como a baleia.) Afinal ele está chegando. Ele. O bicho de sete cabeças. Na verdade, 200 questões. Seu pseudônimo: Novo Enem. Não é pra entrar em crise? Outro dia na hora do intervalo vi um amigo meu cumprimentar uma outra menina:
- Fala aí, exatas!
-Tudo bem, humanas?
A gente se transforma naquilo que pretende prestar. Os de humanas são todos uns incapazes de fazer contas. Os de exatas não sabem fazer uma redação. Estereótipos, rótulos. “Vai tentar letras?(risos)”. “Vai tentar psicologia? Ih! Vai ficar maluca.” “Mais?” “Comunicação social? Ai! É muito concorrido.” Todo mundo insiste em dar um pitaco.
O negócio é tentar não pirar e fingir que sua relação candidato vaga é igual a musica/órgão (0,17). Mas até que esse ano tem sido interessante. Saber o quão você não sabe e precisa descobrir. Estudar é sempre bom. Conhecimento é indispensável. É bacana e bastante reflexivo. Fantástico. Sobre pressão, nem rola. Aliais amanhã eu tenho que assistir o Fantástico. Vai que tem notícia do vestibular?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E agora tem sistema de cotas para se preocupar.Ainda mais essa.
ResponderExcluirEssa época já passou pra mim, graças!
E vai passar pra vc tb e com um resultado esperado, espero eu.
Se eu consegui, qualquer um consegue.
Não entendi esse risos na parte de letras. Tá difícil a faculdade. Não sei quem foi o babaca que falou que letras era fácil.
Enfim... boa sorte. E não aceito nada abaixo de primeiro lugar, viu?
Beijos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIngrid,
ResponderExcluirPrimeiramente PARABÉNS!!!!! Não sei ainda para o quê vc vai prestar vestibular mas com certeza vc já está lá (longe da Estácio e da Univercidade)!
Você é uma escritora nata! Estarei sempre por aqui lendo vc!
Grande beijo de sua mais nova seguidora. :-)
Elika Takimoto
"Os de humanas são todos uns incapazes de fazer contas. Os de exatas não sabem fazer uma redação."
ResponderExcluirIsso é fato, comprovadíssimo por sinal! Não generalizando, mas na maioria das vezes.
Pra UERJ pretende jornalismo? Com ou sem cotas? Digo, acabaram-se as cotas até que amanhã me digam o contrário! Hahaha
Obrigada por ter ido lá no blog, sabe estou com tantos compromissos que nem dele eu tomo conta mais... Fazer o que?
Você escreve muito bem! (sem puxa saquismo, nem fazendo média.)
Ah! O diálogo no qual você comentou fui eu quem escrevi sim... Na verdade eu penso em diálogos o tempo inteiro, alguns deles acabam la no blog, a gente se fala.
Beijos.
Oi Ingrid,
ResponderExcluirMinha querida esposa (Elika) me gritou do escritório. - NELSÔ! Vem cá! Corre aqui! - E assim que lá cheguei ela começou a ler seus últimos textos. Gostei demais, adorei e também já sou um seguidor do seu blog. Espero que você não pare de escrever nunca, seja lá qual for a sua opção de graduação.
Beijos e parabéns novamente.
Linda, você está escrevendo maravilhosamente!
ResponderExcluirvou repitir um comentário mas eu também sempre penso em diálogos! Sério, fico me imaginando conversando com essa e aquela pessoa.
Sou amante da escrita como você, só queria ter mais tempo... mas vc sabe, já passou pelo TERCEIRÃO como apelidaram agora...
Beijos linda...
continuarei lendo!
reza o mito que sócrates foi se consultar com o oráculo de delfos e, ao chegar, o oráculo lhe pergunta:
ResponderExcluir"o que você sabe?"
ao que sócrates responde: "só sei que nada sei"
e o oráculo declara: "sócrates é o mais sábio entre os homens"
moral da história: no dia do vestibular, puxa um fino antes da prova...
ps.: claro que quem contou essa historinha foi o marcelo
mas afinal quem [e aguas profundas?
ResponderExcluir